terça-feira, 17 de junho de 2008

O full-HD do vovô

A imagem abaixo não é uma foto digital. Ela não foi tirada apontando-se uma Cybershot ou coisa parecida na direção de um avião restaurado em algum show aéreo por aí. Na verdade, ela tem mais de sessenta anos e é um exemplo de como as tecnologias analógicas davam muita conta do recado antes do mundo ser invadido pelos megapixels.

Trata-se de uma foto colorida tirada com filme Kodachrome 4"x5". O enorme negativo desse formato, que mede algo em torno de 10 por 13 centímetros, permite uma nitidez impressionante. Vejam a versão ampliada aqui.

A foto foi tirada em 1943, na saída da fábrica da North American em Kansas City. Ela mostra um bombardeiro B-25 Mitchell ainda cheirando a tinta, passando pelas últimas etapas da montagem antes de seguir para a linha de frente da Segunda Guerra Mundial.

O blog Shorpy, de onde saiu essa maravilha, traz uma galeria cheia de imagens coloridas tiradas nesse formato na década de 40, inclusive com seções dedicadas a aviação e à Grande Guerra. As imagens sao tão nítidas que parecem um tropeço na marcha do tempo. Dá pra sentir saudade de uma época que não se viveu. E tem mais aqui, aqui e aqui.

Marcadores: , ,

5 Comentários:

Blogger Francisco Mar disse...

Seu nostalgico...

a foto é linda, cheia de detalhes e graças a deus não precisamos mais andar com uma sacola cheia de chapas com negativos pra fazer fotos tão ricas em detalhes assim ;)

Abraços

4:12 PM  
Blogger F. Schuler disse...

Que fique claro que minha nostalgia adquirida não se refere à fotografia analógica, que Deus a tenha. Meu negócio é com aviões sessentões, mesmo.

4:31 PM  
Blogger Unknown disse...

O cara vai pro sudeste e resolve enviadar. Mas é bom saber que algumas coisas não mudam (pois já andavas meio fresco aqui pelos pampas).

Abraço,

Heraldo

9:18 PM  
Blogger Unknown disse...

O cara vai pro sudeste e resolve enviadar. Mas é bom saber que algumas coisas não mudam (pois já andavas meio fresco aqui pelos pampas).

Abraço,

Heraldo

9:19 PM  
Blogger bu disse...

massa demais

6:38 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial