Avião de vestir
O Puffin é prático, rápido e não-poluente. Pena que ainda não exista.
Quando o calendário chegou à marca psicológica do ano 2000, muita gente ironizou o fato de que os céus não estavam cheios de carros voadores, como em nove de cada dez representações do século 21 feitas até então.
A solução para isso pode ser o Puffin, um projeto da Nasa que pretende ser um avião compacto de decolagem e pouso verticais para uso pessoal nas cidades. O Puffin é feito de materiais compostos, é movido a eletricidade, tem alcance de 80 quilômetros e uma velocidade máxima prevista para 480 km/h. Ele leva apenas um ocupante e pesa cerca de 200 quilos.
Vejam o vídeo:
A Nasa anunciou o conceito em janeiro deste ano, e disse à Wired que testaria um modelo em escala do aparelho em março. Até agora, porém, a página do projeto no portal da agência espacial americana não tem nenhuma novidade nesse sentido.
O Puffin, que ganhou esse nome pela sua semelhança com um papagaio-do-mar, não é exatamente um avião bonito. Mas é um conceito novo e provocativo, e parece trazer praticidade à aviação sem deixar de apelar ao prazer de voar. Se o conceito rola ou não rola? Podem me pôr na torcida.
Quando o calendário chegou à marca psicológica do ano 2000, muita gente ironizou o fato de que os céus não estavam cheios de carros voadores, como em nove de cada dez representações do século 21 feitas até então.
A solução para isso pode ser o Puffin, um projeto da Nasa que pretende ser um avião compacto de decolagem e pouso verticais para uso pessoal nas cidades. O Puffin é feito de materiais compostos, é movido a eletricidade, tem alcance de 80 quilômetros e uma velocidade máxima prevista para 480 km/h. Ele leva apenas um ocupante e pesa cerca de 200 quilos.
Vejam o vídeo:
A Nasa anunciou o conceito em janeiro deste ano, e disse à Wired que testaria um modelo em escala do aparelho em março. Até agora, porém, a página do projeto no portal da agência espacial americana não tem nenhuma novidade nesse sentido.
O Puffin, que ganhou esse nome pela sua semelhança com um papagaio-do-mar, não é exatamente um avião bonito. Mas é um conceito novo e provocativo, e parece trazer praticidade à aviação sem deixar de apelar ao prazer de voar. Se o conceito rola ou não rola? Podem me pôr na torcida.
4 Comentários:
Quem sabe sabe, quem não sabe, aplaude...
Hummm....sorry, but: not gonna happen...I guess.
Pelo menos não em larga escala como esperaríamos.
A transição de voo vertical para horizontal não é bem resolvida neste modelo, apesar da animação 3D fazer parecer que sim. As hélices na mesma altura da cabeça do piloto não parece uma solução legal...rs.
A visibilidade para o pouso tb não parece muito bem resolvida, a não ser que o puffin seja cheio de eletrônica embarcada e autoland.
E por ultimo, já imaginou o largo 13 de maio infestado destes negocinhos querendo pousar? Seria uma cena lúdica..rs
Abraço.
Ah, claro. A minha "torcida", nesse caso, não tem nenhum compromisso com o realismo, que fique claro. Ela é conscientemente ingênua.
Aeronaves VTOL (pense no Harrier e no V-22 Osprey) são e sempre foram as mais complicadas de se pilotar, e têm alguns dos piores históricos de segurança da aviação. São relativamente umas maquininhas de fazer viúvas.
Além disso, o sonho de ir para o trabalho cruzando o céu da cidade parte do pressuposto de que não há tráfego ali em cima. Quem mora em SP e não é surdo pode deduzir pelo constante barulho de helicópteros que isso não é verdade. Seria complicado, portanto, congestionar ainda mais nossos corredores. :)
Mas quem sabe um desses?
Também aumentaria o número de viúvas, mas...
http://www.avioesemusicas.com/aviacao/sensacional-quem-nao-quer-um-desses/
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