sexta-feira, 8 de agosto de 2008

InAbrupto recomenda

Se você tem TV a cabo, faça um favor a você mesmo e assista, no próximo domingo, à maratona de When We Left Earth (traduzido no Brasil como "Grandes Missões da Nasa"), minissérie de documentários do Discovery Channel que marca os 50 anos da agência espacial norte-americana. Faça isso especialmente se você acredita que o dinheiro gasto com vôos espaciais (e não a fortuna muito maior queimada todo dia em armas e corrupção) deveria ser usado para resolver os problemas do mundo.

A série conta a saga das missões tripuladas do programa espacial estadunidense desde os primórdios, com o projeto Mercury, até a atual era dos ônibus espaciais e do telescópio Hubble, passando pela exploração da Lua e o Skylab. São seis horas de imagens históricas restauradas em alta definição. Muitas - como as que foram filmadas pela câmera do próprio Ed White, primeiro americano a flutuar solto no espaço - jamais tinham sido exibidas ao público.

Com uma linguagem dramática e uma edição primorosa, When We Left Earth é o registro de uma das mais heróicas páginas da história recente contada pelos seus protagonistas. A obra inclui depoimentos de pessoas como John Glenn, primeiro americano a orbitar a Terra, e Neil Armstrong, numa das raríssimas aparições públicas desde 1969, quando foi o primeiro homem a pisar na Lua.

Só não esqueça de ligar a tecla SAP. Porque a dublagem, além de ser ruim e estragar toda a dramaticidade da narração original, ainda matou a trilha sonora. Aliás, podem levantar o volume. A música de When We Left Earth é digna de um épico do DeMille: às vezes grandiosa e inspiradora, outras delicada e poética, e maravilhosa do começo ao fim.

Marcadores: ,

1 Comentários:

Blogger Ana Lucia Abrão disse...

Até deu vontade de assistir... Faltou você dizer o horário ;)

Beijos

3:17 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial