terça-feira, 11 de novembro de 2008

A última twitada da Phoenix

A sonda Mars Phoenix encerrou oficialmente na segunda-feira, dia 10 de novembro, sua missão no pólo norte de Marte.

Projetada pela Nasa e pela Universidade do Arizona para agüentar noventa dias sob as baixas temperaturas polares marcianas, a Phoenix agora congela de vez com a chegada do inverno no hemisfério norte do planeta. Antes disso, ela conseguiu a façanha de analisar o solo por mais de cinco meses, excedendo sua sobrevida prevista e fazendo descobertas históricas como a da existência de água e nutrientes semelhantes aos encontrados em algumas regiões desérticas da Terra.

Mas para o grande público, provavelmente, a lembrança que ficará da Phoenix é a da mais humana de todas as sondas marcianas. Com uma estratégia inédita de mídias sociais, a Phoenix ganhou uma legião de fãs em comunidades on-line de plataformas como Facebook e Twitter. Neste último, ela cativou a imaginação dos internautas ao ter as notícias de seus experimentos propagadas em primeira pessoa, trazendo uma dimensão de envolvimento à comunicação de resultados científicos.

De fato, ao que parece, o RP das missões não-tripuladas da Nasa nunca mais será o mesmo. Sondas mais antigas, como a Cassini, em Saturno, e os robôs marcianos Spirit e Opportunity agora também twitam. Até o Mars Science Lab, que ainda nem saiu da prancheta, já tem arroba. Bom para a Nasa, que está aprendendo a conquistar a opinião pública (e quem sabe mais uns dólares do orçamento americano) com ferramentas mais eficientes do que press-releases e soníferas coletivas de imprensa.

Na segunda-feira, com o anúncio do encerramento da missão e da "morte" eletrônica da Phoenix, a navezinha despediu-se com seu último suspiro na twitosfera. Em tom solene, ela disse:

- "01010100 01110010 01101001 01110101 01101101 01110000 01101000"

É a palavra "triunfo" em inglês, soletrada em código binário. Descanse em paz, @MarsPhoenix.

Marcadores: , , ,

3 Comentários:

Blogger Lili Garcia disse...

Ai que post fofo, Fá.. Só você prá dar um tom tão gostoso num assunto tão cyber. :)

11:36 AM  
Blogger Eleanor Rigby disse...

Que tudo me deparar com o Inabrupto atualizado!
E a sua pena continua encantada!
Salve, Fabiano. :)

4:21 PM  
Blogger Ana Lucia disse...

se eu pudesse, sairia do meu corpo por alguns dias apenas para viajar para outros mundos! aliás, eu quero reencarnar em outro mundo! :D

6:30 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial