quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Astronomia a olho nu

Engana-se quem pensa que a astronomia exige sempre instrumentos caros e conhecimentos avançados. Às vezes, a beleza do universo está ao nosso alcance, exposta, escancarada. Nós, seres humanos, é que esquecemos como pode ser fácil olhar para cima, ocupados que estamos com nossos problemas, horários e compromissos na superfície deste grãozinho cósmico a que chamamos Terra.

Nos próximos dias, logo após o entardecer, onde quer que você esteja, olhe para o céu, na direção do poente. Nosso vizinho Vênus tem dado um espetáculo silencioso a cada cair de noite, com o brilho intenso que torna seu nome auto-explicativo.

Logo abaixo dele, um segundo ponto brilhante acena, quase ofuscado. É o gigante Júpiter, encolhido pela enorme distância de nós a que se encontra nesta época do ano, quando conduz uma lenta e pacífica passagem aparente pelo lado de lá do Sol.

Ontem, voltando para casa, parei por um minuto e tirei esta foto. Clique nela para ver a original no Flickr e acessar os tamanhos ampliados. E use-a como ração para a cabeça, como faço eu:

Planetas

Marcadores: , , , ,

3 Comentários:

Blogger Ka disse...

A foto ficou linda =)
Também gosto de ficar olhando para o céu. Me traz uma paz interior muito grande. E são nessas horas que penso: somos muito pequenos em relação ao universo. E o pior: nos prendemos a coisas menores ainda.
Beijos

10:31 AM  
Blogger Guilherme Jotapê Rodrigues disse...

PHoda

3:32 PM  
Blogger Cris disse...

Simplesmente lindo.

Abraços
Cris

9:52 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial